"A primeira impressão é a que fica". Então, estudos psicológicos de formação de impressão humana comprovam que pela foto se pode destacar vários traços de personalidade e qualidades das pessoas. Portanto a primeira impressão que gerentes e recrutadores terão de você é aquela sua foto do Linkedin.
A aparência denuncia o caráter? Atualmente e mais do que nunca, o ser humano sente-se pressionado a se mostrar adequado e ostentar uma boa aparência. Porque em termos evolucionários a aparência física é amplamente utilizada como um divisor rudimentar já que separa macho-fêmea, velho-novo, forte-fraco
Pesquisas recentes no campo de estudos da fisionomia demonstram que a aparência física e facial está relacionada diretamente a julgamento de credibilidade, fidedignidade, agressividade, dominância e traços de personalidade.
Pense bem?
Se você estivesse procurando os serviços de um advogado e dois candidatos qualificados mandassem o CV com foto para você. Você contrataria o que lhe mandou uma foto bem feita ou uma selfie?
Segundo o livro O Corpo fala nos negócios, existe uma área da psicologia que estuda a formação da impressão e utiliza uma pesquisa denominada "fatias finas de comportamento". Onde participantes do estudo devem olhar para uma foto por 5 segundos e avaliar vários traços e qualidades, o resultado do estudo é que a maioria das percepções batiam com a personalidade dos participantes, ou seja, o ser humano possui uma incrível habilidade de avaliar outras pessoas de modo exato em reação a vários traços de personalidade e inúmeras qualidades inconscientes
Coerência, seriedade, profissionalismo e até simpatia | A sua foto no Currículo ou no LinkedIn pode representar mais do que você imagina
Que o LinkedIn é uma das principais ferramentas de acesso de informações sobre o mercado de trabalho e uma grande fonte contatos nas mais variadas indústrias ninguém pode negar, além, claro, de ser um importante instrumento de networking. Nesse cenário, assim como escolher a roupa com a qual você vai para uma entrevista de trabalho, a imagem com a qual você se apresenta no LinkedIn também vai determinar a “primeira impressão” daqueles que te visitam na rede e até mesmo futuras oportunidades. Qual a imagem que você está passando?
Quando foi a última vez que você atualizou seu LinkedIn? E seus headshots para o LinkedIn?
LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Se você não está lá, você já está perdendo. E se você não tem uma boa foto de perfil, você também está perdendo, pois – além de todas as informações nele contidas – a sua foto também fala por você e a sua atualização, assim como profissionalização, é essencial. Se você não tem um bom headshot, você não está deixando uma boa primeira impressão com potenciais clientes, parceiros de negócios, empregadores, funcionários, etc.
Estas pessoas precisam, no mínimo, saber que você é três coisas: amigável, confiável e profissional. A melhor maneira de demonstrar essas qualidades é através de uma boa foto de perfil. Não importa o que você escreve em seu perfil, recrutadores vão te levar menos a sério se sua foto é amadora, desatualizada e/ou sem qualquer sombra de carisma.
O que é uma boa foto de perfil, então?
O próprio Linkedin cita que uma boa foto faz com que seu perfil aumente em 14% a visibilidade na plataforma e indica que você contrate os serviços de um fotógrafo profissional, mas se o seu budget é curto, aqui vai um post com dicas do Linkedin para você tirar uma boa foto. E seguindo o guideline do próprio linkedin eu indico levar esses tópicos em consideração:
1 - Fundo, Proposta e Composição
É importante apresentar-se como um profissional da indústria em que você atua. Pense na área em que você trabalha. Você é artista / blogueiro? Você provavelmente ficaria mais com algo casual de negócios, você pode ficar um pouco mais criativo com cores, acessórios e lugares. Você trabalha ou tem foco em empresas? Então, provavelmente a sua melhor opção é um terno. Use cores e acessórios que contrastem/se diferenciam do fundo ou background. Por exemplo, se você usar escuro sobre escuro ou luz sobre a luz, infelizmente você vai desaparecer em sua fotografia. Se o seu fundo é leve, use algo escuro ou brilhante colorido. Se seu fundo for escuro, eu sugiro desgastar cores mais claras.
Outro truque é deixar o fundo da foto desfocado. Você simplesmente não quer distrair o recrutador, pois o que realmente importa aqui é VOCÊ.
Dica Essencial 1: FUJA das fotos de viagem, festas de casamento ou formaturas. Lembre-se que recrutadores trabalham analisando CV e linkedin todos os dias e sabem diferenciar essas fotos. Fotos assim acabam passando a imagem errada
Dica Essencial 2: Cuidado com ferramentas de edição de fotos online. Já me deparei com muitas fotos visivelmente mal recortadas. As vezes achamos que a foto está boa, mas sempre pode ficar melhor com a ajuda de um bom profissional.
2 - Iluminação e ângulo
A iluminação é provavelmente o mais importante, enquanto também o aspecto mais complicado para um bom headshot. Ela pode alterar a aparência e a sensação de uma pessoa com o menor movimento de um ângulo. Existem muitas técnicas de iluminação de estúdio diferentes para criar uma definição incrível. Janelas também são uma fonte bastante recomendada de iluminação, já que oferecem uma luz macia, não agressiva.
Fuja do Selfie - Quase impossível obter um ângulo bom e profissional tirando selfie, vai sempre ter um braço cortado ou um um posicionamento estranho.
3 - Qualidade
Certifique-se de que sua imagem tem uma resolução suficientemente alta para a web (72ppi). Se você apostar em algo abaixo disso, quando a imagem for baixada para o seu perfil ficará ainda menor e vai acabar com uma qualidade muito baixa, pixelizada que vai fazer as pessoas questionam o seu profissionalismo.
A imagem com baixa qualidade, sem foco e com luz bastante dispersa, o que deu esse efeito bastante sinuoso. Os tons mais amarelados também não colaboraram com a ideia de uma pesso séria, experiente e preparada para o mercado de trabalho.
4 - Roupa e Aparência
A não ser que você esteja mandando seu currículo para uma vaga de consulting, o famoso terno e gravata não está mais em alta já que a cultura de muitas empresas mudou o jeito de se vestir no trabalho. Porém para não errar eu sempre indico ir vestido "business casual". Se você quiser ver diferentes tipos de roupas nesse estilo coloque no Google Images: Business Casual Dress Code. Outra dica aqui também é olhar no Linkedin como os empregados da empresa que você está interessado/a estão vendidos nas fotos e se espalhar
Dica para as mulheres: No quesito cabelo e maquiagem, sempre aposte nas cores neutras e naturais. Vale sim passar um batom mas nada vermelho paixão! Se você nunca usa maquiagem, o ideal é buscar algo mais "Natural", com tons suaves e um pouco de rímel apenas para fazer você parecer fresh e acordada. Quanto às mulheres de cabelos compridos, lisos ou cacheados, mantenha a simplicidade.
5 - Expressões e Poses
Há toneladas de truques de fotografia quando se trata de posar. Geralmente, ao fotografar headshots, as mulheres devem ser disparadas um pouco acima do nível dos olhos para trazer para fora suas qualidades femininas, bem como trazer seus ombros para dentro. Os homens devem ser fotografados abaixo do nível dos olhos, com ombros para trás e para fora para dar-lhes um olhar poderoso e mais masculino. Claro, estas são apenas orientações, o mais importante é você definir a sua imagem da melhor forma possível.
Dica: Quer esconder o “papo” e definir melhor o formato do teu rosto? Leve seu queixo para fora e para baixo (experimenta no espelho para ver a diferença!).
Sua expressão é igualmente importante aos outros elementos da foto! As mais usadas – e indicadas - para Headshots profissionais são sempre as que utilizam o seu melhor e mais genuíno sorriso, que deve ser tradicional, sutil ou mais aberto – todos com sua devidas limitações. Claro, sua expressão depende também da sua personalidade, foco no mercado e da sua indústria de atuação.
Suas conexões, imagem e personal branding
Uma boa foto de perfil pode ser usada em qualquer plataforma, não só no Linkedin. Outras redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Gmail e Youtube também falam sobre você – quem/como você é – e mesmo nela é importante que você se preocupe com a imagem que passa, pois muitos recrutadores, possíveis parceiros e outras empresas irão pesquisar sobre você, sua forma de se expressar e relacionar. Que imagem sua elas encontrarão nas suas outras redes sociais?
E aí? Já está pronto/a para fazer uma reforma nas suas fotos de perfil e deixar uma melhor primeira impressão? Se você decidir pelo sim, solicite um orçamento.