Fotografia de comida: a importância de uma boa imagem para o delivery online
Mais do que um diferencial, uma imagem bem pensada é um dos principais elementos na hora de convencer o seu cliente sobre a qualidade do seu produto.
Pense naquela fotografia de comida sem iluminação, sem muito contraste ou cores, e com um cenário qualquer de fundo. Ficou com água na boca? Pois é, o seu cliente também não fica. E esse detalhe pode estar interferindo diretamente nas suas vendas sem que você saiba.
Por mais clichê que pareça, a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” deve servir como um mantra para quem trabalha no setor de alimentação, em especial para quem atua no delivery. É preciso pensar que é a fotografia precisa chamar a atenção do seu cliente.
Mas atenção: uma boa fotografia não é o mesmo que uma fotografia falsa! É preciso saber valorizar o seu produto como ele é, sem recorrer a truques que passem a ideia de propaganda enganosa.
Para ajudar você nessa tarefa, conversamos com o Fotógrafo e Food Stylist Breno Marx que atua no segmento de Food Styling na cidadede Manaus/ Am. Veja abaixo algumas dicas e informações importantes. Confira:
1 → O que é Food Styling ?
Food styling é uma expressão em inglês para a técnica de produção de comida antes de fotografar, que ajuda as imagens a ficarem mais irresistíveis e acaba sendo o segredo para quem quer despontar na área da Gastronomia. temos algumas produções que ilustram bem no link
2 →A importância da fotografia de comida para vender
Ainda que a descrição bem feita de um prato seja o toque final na hora de convencer um cliente, é a imagem a responsável por passar a primeira impressão. É preciso fazer com que os clientes “comam com os olhos”, portanto a fotografia precisa ser bem elaborada para que consiga cumprir o seu papel.
Segundo Breno, a fotografia é o que desperta o desejo por um produto.
“Falo como consumidor também. Às vezes a gente tá de bobeira no Instagram e dá de cara com uma foto que faz a gente pedir aquela comida na hora. Então, a fotografia cria esse desejo que a gente nem tinha antes de ver a foto.
“A fotografia é o principal elemento de convencimento no momento da compra, seja em uma gôndola de supermercado abarrotada de produtos ou mesmo no cardápio de um restaurante. Uma imagem com grande apelo visual atrai atenção, desperta o desejo e transmite maior credibilidade ao consumidor.”
E, é claro, ela influencia muito no momento que a pessoa já estava indo em busca de encomendar algo e encontra algum restaurante sem fotos ou com várias fotos iguais de banco de imagens, assim ela não consegue ter a menor ideia do produto que vai chegar na casa dela e desiste de comprar dele. Um restaurante com fotos reais do produto e principalmente boas fotos, que transparecem o quanto aquela comida é saborosa, é um restaurante que convence muito mais o cliente a pedir.”
3 → Como boas fotos impactam o consumidor
Os principais objetivos da fotografia no food service deve ser atrair o cliente, valorizar os pratos e divulgar o restaurante. Isso pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores não levam em consideração esses objetivos antes de planejarem e investirem em imagens para os seus produtos. Por isso, ao invés de se beneficiarem a partir de boas fotos, acabam se prejudicando quando elas passam uma impressão de falta de cuidado e profissionalismo.
Breno acredita que uma foto boa convence o consumidor de que a comida é boa. Para ele, é muito comum o consumidor deixar de comprar algo por ver uma foto ruim e não sentir vontade de comer aquele prato. “Não adianta o produto ser bom e ter fotos ruins, principalmente no caso do delivery, onde o cliente só tem esse primeiro contato com aquele produto através das fotos e da descrição. A foto precisa convencer o cliente de comprar aquele produto”, completa.
A imagem atua também como um elemento psicológico e estimula os sentidos dos consumidores.
“Desde o período das cavernas a visão é a principal ferramenta de busca por alimento, seja para encontrar uma potencial caça ou para estimular as papilas gustativas antes de colocar o alimento na boca. E quando trouxemos esse conceito para a atualidade, a visão, na maioria das vezes, é o único sentido que temos acesso no momento da decisão de compra.
Breno também destaca a mudança na forma como os restaurantes passaram a encarar as fotografias de comida em decorrência da pandemia, que exigiu a expansão para o delivery.
De acordo com dados da Delivery Much, houve somente em 2020, um crescimento de 88% no número de novos restaurantes que oferecem delivery no interior, fator que obriga os negócios a se destacarem. Para Breno, a prática mais eficaz é através do investimento na produção de imagens de qualidade, que gerem appetite appeal em quem está do outro lado da tela.
Uma boa foto, que represente de maneira fiel o seu produto e destaque os seus principais atributos, é a maneira mais eficaz de despertar o desejo de consumo.
4→ Onde e como utilizar as suas fotos
Com boas imagens em mãos, você tem insumo para trabalhar em vários materiais para o seu restaurante, tanto no meio online quanto no offline. Essas estratégias de uso já devem ser previstas antes mesmo de as fotos serem tiradas, para que elas sejam pensadas de acordo. Confira alguns usos para fotografias próprias:
Catálogo de delivery: com imagens de qualidade, fica mais fácil tornar o seu cardápio mais atraente. Assegure-se de fotografar todos os produtos seguindo o mesmo padrão, para criar uma identidade visual mais forte.
Cardápio: é interessante que as fotos do seu cardápio físico sigam a mesma identidade visual do catálogo do delivery (e vice-versa). Nesse caso, nem sempre é possível utilizar fotos de todos os produtos disponíveis, então aposte em fotografias de pratos que você quer dar mais destaque.
Mídias sociais: em mídias focadas em imagem, talvez não seja necessário dizer que a qualidade é tudo. Invista tanto em fotos que coloquem o produto em destaque quanto naquelas em que pessoas interajam com ele. Essa é uma forma de despertar o desejo e humanizar a marca.
Ponto de venda e materiais gráficos: com imagens em boa resolução, também é possível investir em reforço visual tanto dentro do ponto de venda quanto em materiais gráficos distribuídos externamente.
5 → Como contratar um bom fotógrafo de comida
Se você chegou até aqui, já entendeu a importância de boas fotografias para agregar valor aos seus produtos, e talvez queira investir um pouco mais e contratar um profissional. Mas aí surge a dúvida: como encontrar um bom fotógrafo de comida?
O ideal é começar pesquisando na internet, principalmente nas redes sociais, por algum fotógrafo que seja especialista em food service e esteja na sua cidade ou região. O mais importante, segundo ele, é encontrar algum fotógrafo que esteja alinhado com o estilo de fotografia que você deseja para o seu negócio. Se encontrar alguém de outra cidade, pode estudar a logística de contratar ele mesmo assim, ou pedir indicação de algum outro fotógrafo que esteja mais perto de você.
Breno também enfatiza a importância de buscar profissionais especialistas em fotografia de gastronômica. Ele lembra que apenas uma câmera profissional em mãos não é garantia de um resultado final satisfatório e que irá agregar valor a sua marca. “Sempre que possível solicite uma reunião com o profissional para conhecer melhor o que o mesmo pode agregar ao seu negócio”, enfatiza ele.
Breno Marx é especialista em Food Styling na cidade de Manaus, além de atender e produzir material fotográfico de alimentos em outros municipios dentro e fora do Amazonas.
Maiores Informações acesse: www.bm2fotografia.com.br
5 → Banco de imagens: usar ou não usar?
Eis o dilema de muitos restaurantes que querem melhorar a sua imagem sem investir em fotografias próprias. A alternativa, ainda que seja mais fácil, deve ser evitada.
Imagens de banco podem passar a falsa impressão de serem uma alternativa mais barata, mas nem sempre é o caso. Além disso, o seu uso pode ter um efeito contrário do esperado.
Para Breno Marx, é preciso atentar que estamos falando com um público bem informado e cada vez mais exigente. Ou seja, se falamos que esse público define suas escolhas primeiramente através da visão, esse mesmo público espera receber o mesmo produto que está sendo anunciado na imagem.
O perigo de usar imagens de banco está em o produto final nunca o ser fiel ao que convenceu o seu consumidor na hora da decisão de compra. Isso poderá gerar insatisfação, levando a uma visão negativa da sua marca/empresa.
Outro ponto a ser levado em consideração, é que: como você não estará utilizando uma imagem exclusiva, o seu concorrente pode vir a utilizar a mesma imagem para impulsionar suas vendas, gerando confusão na cabeça do consumidor.
Breno destaca a necessidade de sempre buscar uma representação fiel dos produtos. Além disso, explica ela: “nem sempre é possível encontrar no banco de imagens o produto correto, principalmente, lanches ou pratos mais específicos, que só temos no Brasil, ou em determinado estado.”
Embora não seja recomendado, para quem, ainda assim, prefere fazer o teste com fotos de bancos de imagens antes de investir em fotografias próprias, existem alternativas gratuitas e livres de direitos autorais. Confira as opções dos sites abaixo:
Pixabay: https://pixabay.com/pt/
Pexels: https://www.pexels.com/pt-br
Freepik: https://br.freepik.com/
Freerange Stock: https://freerangestock.com/
Kaboom Pics: https://kaboompics.com/